sábado, 17 de dezembro de 2011

Contos de Água e Fogo




Retomando a retrospectiva 2011, hoje vou falar sobre um excelente disco nacional lançado este ano. Contos de Água e Fogo, da banda gaúcha Nenhum de Nós. É nesse ponto da conversa que eu acredito que muitos vão pensar o seguinte: “opa, que bacana, eles se reuniram de novo, depois de uns vinte anos”. Não é bem assim. O Nenhum de Nós foi formado em Porto Alegre, em 1986 e de seus primeiros discos saíram alguns dos clássicos do rock oitentista brasileiro, o conhecido BRock. As manjadíssimas Camila, Camila e Astronauta de Mármore (cover de Starman do Bowie), além de Sobre o Tempo, que foi trilha de novela da Globo. Na época da ascensão dos sertanejos, no início dos anos 90, muitas bandas de rock foram chutadas pra fora da grande mídia(plim-plim), entre elas o Nenhum. Ao contrário de muitas bandas que acabaram se separando, ou enveredando por caminhos diferentes do rock, o Nenhum continuou, firme e forte, seguindo com sua base estética de rock britânico, e lançando discos cada vez melhores. No total foram 14 discos, sendo quatro ao vivo, três acústicos e um elétrico. 
esquerda para direita: Veco, João, Thedy, Sady, Carlos

Show em Curitiba, em agosto deste ano
Este é o mais recente, lançado em abril deste ano. Começa com a música Corrente, com uma sonoridade potente, guitarras intensas, mesmo com pouca distorção. Os detalhes de slap no baixo dão um gostinho mais suingado na marcação forte e impactante da bateria. A letra fala sobre uma relação que chegou num beco sem saída, em que não há mais nada de novo pra acontecer. Como bônus tem um trecho instrumental com o teclado tocando a música The Model do Kraftwerk. É a mesma que o U2 tocou junto com Seu Jorge no show de 13 de abril no Morumbi.
A segunda canção , Água e Fogo, com peso tão empolgante quanto a primeira, traz a participação de Duca Leindecker do Cidadão Quem e Pouca Vogal, cantando sobre a afirmação da auto estima. Sobre não precisar que os outros sintam pena, e sim que nos deixem reerguer e seguir em frente pelos próprios pés.  Reparem nos detalhes de backing vocals, fazendo harmonizações perfeitas. Quase um Beach Boys.
A seguir vem a música Último Beijo. Uma bela balada que de certa forma é uma continuação do tema da primeira faixa. Aqui, o ponto central é o momento em que se percebe que o relacionamento já deu tudo o que tinha que dar. A vocalização do início lembra uma música do Kings Of Leon, Use Somebody.

Primavera no Coração é uma estória baseada em fatos reais sobre uma garota que não tem muita perspectiva de futuro(ou mesmo de presente) na pequena cidade do interior em que vive, e enxerga na banda que vem ali tocar, a chance de fugir para uma provável vida melhor. É uma das mais belas músicas do disco, e assim como Natasha do Capital Inicial tem um que de She´s Leaving Home dos Beatles.

Outono Outubro foi a primeira música a ser apresentada ao público, ainda no período de gravações em 2010. É a música com a pegada mais roqueira. Cozinha perfeita. E o tema também é recorrente no rock. A fuga de casa é a eterna metáfora da mudança radical que as vezes precisamos fazer na vida.
Carlos Stein toca sua slide guitar no Curitiba Master Hall
A canção entitulada Pequena, composição em parceria do vocalista Thedy Correa com Fábio Cascadura da excelente banda baiana Cascadura é um pai falando com sua filha. No disco anterior, Pequeno Universo, o Nenhum já tinha uma música desse tipo, Dança do Tempo. Mas era mais no tom de conselhos do pai pro filho. Nesta Pequena, o destaque é o arranjo com banjo, bandolim e gaita de boca, dando um acento folk.
Mistério Profundo também é uma parceria. Thedy com os músicos uruguaios Federico Lima, mais conhecido como Socio, e Sebástian Peralta.  Se normalmente fala-se nas músicas sobre sentir-se perdido, sem rumo, nesta a perspectiva é de apoiar alguém próximo que está se sentindo assim.
Exatamente Igual começa com um bonito dedilhado de guitarra e depois um arranjo de cordas, emoldurando a letra que, ao contrário da primeira e terceira faixas, é sobre não desistir do relacionamento quando as coisas parecem ruins.

Melhor e Diferente, parceria do Thedy com o músico Leoni (aquele que foi do Kid Abelha e fez sucesso solo com a música Garotos 2), fala sobre a internet e como as pessoas criam personagens pra si próprias na rede, tentando viver uma realidade inventada.
A música Início e Fim, é meio irmã de Exatamente Igual, só que ao invés do dedilhado de guitarra, começa com uma delicada base de piano e o acompanhamento do quarteto de cordas. 


A música Um Pouquinho com sua levadinha de ukelelê, e uma excelente percussão, meio Café Tacuba, meio música nativista gaucha, é a mais bonitinha do álbum. Fala de uma relação atribulada. Ele ama, ela não dá muita bola, o amor dele vai morrendo cada dia um pouquinho.
 
A penúltima faixa do álbum, Tu Vício, tem uma bela letra cantada em espanhol. Eu, particularmente acho que a sonoridade da língua espanhola casa muito bem com o Rock. Pelo meio da música um acordeom toca umas frases de tango, reforçando a homenagem aos hermanos argentinos. Apesar da presença de dois uruguaios e um argentino no disco, a letra em espanhol desta canção é assinada apenas pelos integrantes da banda.

Para fechar o disco muito bem,  3000 Léguas, mais uma parceria, desta vez com o argentino Pablo Uranga.  Guitarras, baixo e bateria, muito bem colocadas, numa sonoridade que é, ao mesmo tempo, oitentista e moderna


O Nenhum de Nós segue em turnê pelo país, especialmente pela região sul. No início do mês fez uma temporada acústica no Theatro São Pedro em Porto Alegre, e começam o ano tocando no interior de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Se você estiver perto de onde eles estarão tocando eu recomendo não perder de jeito nenhum.


A banda:
Thedy Correa: voz e baixo(violão nos shows)
Carlos Stein: guitarra
Sady Homrich : bateria
Veco Marques: guitarra
João Vicenti: teclado e acordeom

Nenhum comentário: