terça-feira, 15 de novembro de 2011

Pearl Jam "Uma noite incrível..Nós vamos cuidar bem de vocês"



 Dia 09 de novembro de 2011 foi um belo dia aqui em Curitiba. Quente, ensolarado, sem as habituais nuvens cinzentas. A noite tivemos uma magnífica lua cheia. E tivemos Pearl Jam. E tivemos X.


E tivemos torre de copos

Com a luz do sol terminando de desaparecer, o palco montado no gramado do Estádio Durival de Brito foi invadido pelo primeiro clássico da noite. A banda punk californiana X fez um show excelente, levantando o público. Confesso que até então a única coisa que sabia deles é que foram uma importante banda underground do final dos anos 70 e início dos 80. E apesar do jeito de tiozão que todos na banda tem(John Doe parece o Snape, Blly Zoom parece o Cristopher Walken e a vocalista Exene Cervenka parece uma tia véia inspetora de escola municipal), eles são ROCK´N ROLL. Assim mesmo, com tudo maiúsculo. Lançaram um petardo atrás do outro. O baixista John Doe falou em espanhol várias vezes com o público. Ele também apreciou a lua cheia. No final do show, Eddie Vedder resolveu compartilhar o momento fantástico com os X e subiu ao palco para cantar Devil Doll do disco de 1983, More Fun In The New World, como você pode ver aqui. Saíram do palco merecidamente ovacionados.




  Depois foi a vez da grande atração da noite. Já era quase nove e vinte quando a trupe de Seatle abriu o espetáculo com Go, do disco Vs e logo em seguida Arms Aloft, cover de the Mescaleros, banda do finado Joe Strummer, ex-vocalista do The Clash. Os fãs, que minutos atrás já estavam impacientes a espera da banda, cantaram Animal a plenos pulmões. A música Olé faz parte da trilha sonora do documentário PJ20, lançado recentemente. Depois de tocar Why Go, do primeiro disco da banda, de 1991, Eddie Vedder, com o auxílio de algumas folhas do caderno que ele leva pra cima e pra baixo, falou algumas palavras em português "E ai galera, muito obrigado. Hoje foi um dia lindo e esta noite deve estar mais incrível ainda. Parece que a cidade de Curitiba é luz. Nós vamos cuidar bem de vocês." eles cumpriram o prometido e logo em seguida já tocaram a linda música Elderly Woman Behind The Counter In A Small Town. Uma sequencia de clássicos, Corduroy, Given To Fly e Dissident. The Fixer foi a primeira música apresentada do mais recente disco de stúdio da banda, Backspacer, que é de 2009. Even Flow, do primeiro disco foi seguida por In Hiding do disco Yeld e por Setting Forth, da trilha sonora que Eddie Vedder compôs e gravou para o filme de 2007 Into The Wild(Na Natureza Selvagem), com o ator Emile Hirsch, dirigido por Sean Penn.Sem parar pra tomar fôlego, eles mandaram Not For You do disco Vitalogy, Red Mosquito, Got Some, World Wide Suicide do disco com o abacate na capa, e a fantástica Porch encerrando a primeira parte do show. Sendo que a guitarra de Vedder, nesta última estava com a afinação errada para a música, causando um choque auditivo na entrada dos outros instrumentos. O roaddie deve ter ouvido um monte no primeiro intervalo. Durante o solo da música, o vocalista ficava nos cantos do palco, bem perto da borda, recebendo uma chuva de camisetas, faixas e bandeiras. A bandeira brasileira foi cuidadosamente colocada em frente ao teclado.

 
A volta para o primeiro bis foi marcada pela belíssima música Just Breathe, também do álbum de 2009, Backspacer, executada apenas por Vedder e pelo tecladista Boom Gaspar. Vieram então Off He Goes, Unthought Known, dedicada à lua, Breathe e Supersonic. O primeiro bis foi encerrado com dois dos maiores clássicos do rock dos anos noventa, Black e Jeremy. Ambas do primeiro disco, Ten. Ambas catapultadas ao sucesso não só pela excelência técnica dos músicos, como também pela excelência poética de suas letras. Ambas cantadas pela multidão como uma única voz. Uma única e poderosa voz. 

 




Segundo bis. Porque os fãs do Pearl Jam não se contentam com um só. Better Man, Leaving Here, dos compositores da Motown Holland, Dozier e Holland, e a rara Footsteps são as primeiras desta última parte. Novamente temos uma dobradinha do primeiro disco, Once e Alive. Repito cada palavra dita sobre Black e Jeremy. Durante Alive, Vedder desce do palco, para alegria da galera do gargarejo. Volta, temos um trecho de War Pigs do Black Sabbath, Eddie beberica sua inseparável garrafa de vinho, e a banda prossegue com mais uma cover, Baba O´Rilley do The Who. Feliz de quem ganhou um dos pandeiros usados por Vedder e entregues ao público. O show encerra, como quase sempre, com Yellow Ledbetter, com sua guitarra a la Hendrix tocada por Mike McCready. Aliás, em Porto Alegre, Mike emendou um trechinho de Little Wing(neste vídeo, aos 3:57).

Com trinta e duas músicas em mais duas horas e meia de show, o Pearl Jam deixou um saldo de 27 mil rostos felizes saindo pela noite curitibana.


Vídeos de diversos autores no youtube. As fotos são todas minhas.

Pearl Jam
Eddie Vedder - Vocais e guitarra
Mike McCready - Guitarra
Stone Gossard - Guitarra
Jeff Ament - Baixo
Matt Cameron - Bateria

Músico contratado:
Boom Gaspar - Teclado

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito bacana Daniel, um vocabulário muito rico kkkk

antonio e rose disse...

legal isso Dani,um conteudo digno do show dos caras.e as fotos ,maravilha............

Márlon Jatahy disse...

Grande Dan!
Ficou tudo caprichado heim! O relato do show e as fotos estão especiais. Parabéns pelo trabalho! Ah! Já te adicionei nos meus "Sites Recomendados".
Abs