domingo, 20 de novembro de 2011

Noel Gallagher voando alto



Finalmente o irmão Gallagher mais talentoso decidiu dar as caras. Após dois anos da separação do Oasis, Noel Gallagher lança um álbum digno dos melhores momentos de sua antiga banda. Noel Gallagher´s High Flying Birds teve seu lançamento cercado de muita expectativa e não decepcionou.
Noel abandonou neste disco o rock de arena que o consagrou, para dar lugar a uma música mais intimista e acústica, mas ainda assim poderosa.

Algumas faixas tem uma certa reminiscência de Oasis. Umas mais, outras menos. Mas não poderia ser diferente. Afinal, Noel era a mente criativa por trás da banda. Seu irmão caçula, na maioria das vezes, apenas emprestava a voz para materializar as idéias do guitarrista.
O primeiro single, The Death Of You And Me, tem uma certa veia irônica que traz a mente The Importance Of Being Idle, do disco Don't Believe the Truth de 2005. Já AKA What a life lembra Falling Down do último álbum, Dig Out Your Soul, de 2008.
Apesar dessas semelhanças, não dá pra dizer que ele está fazendo uma cópia do que já fez. ao contrário de outros grandes artistas que, com o tempo, tornaram-se meros covers de si mesmos, Noel Gallagher está indo em frente.

A capa do álbum, segundo Noel remete a um Concorde. É como se ele estivesse debaixo de um. De certa forma, é um pássaro que voa alto.



Peter green´s Fleetwood Mac
A origem do nome da banda e disco tem duas fontes. Noel não queria se lançar como Noel Gallagher simplesmente. Achava isso muito limitado(?). Um dia estava na cozinha de sua casa e ouviu Peter Green´s Fleetwood Mac. Associou ao nome de uma música do Jefferson Airplane, High Flying Bird e estava feito. "Fucking genious", palavras do próprio.

Jefferson Airplane














O disco abre com Everybody´s On The Run, que com sua orquestração impactante quase contradiz o que afirmei ali em cima sobre o rock de arena e a música intimista. Quase. Dream On fala sobre sair por cima de uma relação e If I Had A Gun, música e video, são de uma beleza extraordinária, falando sobre levar o amor as ultimas consequências, as loucuras que fazemos por amor. "Se eu tivesse uma arma, abriria um buraco no sol".  A música mais bonita do álbum, na minha opinião. Não faz feio diante de Wonderwall ou Don´t Look Back In Anger. Dia 11 de novembro, Noel e banda se apresentaram no programa do David Letterman, e tocaram esta canção. Você pode conferir aqui.



E aí o circo chega à cidade. O gostoso vaudevile tocado pela fanfarra de Noel em The Death Of You And Me, proclama que os caminhos não vão ser fáceis e que talvez passemos a vida inteira fugindo daqueles que só desejam o nosso mal. O single chegou acompanhado de um videoclip com uma bela fotografia e imagens estabelecendo metáforas para o significado da letra.
O início de (I Wanna Live In A Dream)With My record Machine, com seus sons de crianças brincando nos chama para uma manhã de domingo.

O videoclip de AKA...What A Life, com seus mais de oito minutos e participação do ator inglês Russel Brand, forma junto com os clips de If I Had A Gun e The Death Of You And Me, nesta ordem, uma pequena história. Praticamente um curta metragem. O contexto geral é sobre seguir os sonhos, ir em frente apesar de tudo.
Soldier Boys and Jesus Freaks é mais crítica que as demais. Aqui Noel se preocupa com o fanatismo, religioso ou militar. Broken Arrow é a música que menos se parece com Oasis de todo o disco. Tem um clima meio dançante que não encaixa muito com a imagem de eterno mal humorado do Noel (do Liam também). (Stranded On) The Wrong Beach tem aquele velho tema de estar perdido, procurando um caminho melhor do que aquele que nos faz encalhar na praia errada. Meio batido. Mas nem por isso deixa de ser familiar.
A última música do disco é a famosa Stop The Clocks. Era pra ela ter entrado em uma coletânea(que foi batizada com o seu nome), e em um álbum do Oasis. Diz a lenda que Liam teria abandonado as gravações que ocorriam em Los Angeles para se casar em Londres. Isso sem avisar ninguém da banda. Valeu a pena esperar tanto tempo para que a canção viesse a luz em uma gravação digna. A constatação da própria mortalidade e a vontade de viver intensamente encerram esse brilhante trabalho de (re)estréia de um dos músicos mais importantes dos anos 90.


Sem dúvida é um dos discos mais aguardados e um dos melhores do primeiro ano dos anos 10. Noel Gallagher´s High Flying Birds vendeu 120 mil cópias na primeira semana, entrando direto em primeiro lugar na parada britânica. O lançamento no Brasil aconteceu em 08 de novembro. Agora só precisamos esperar ele resolver desembarcar aqui para alguns shows.

site oficial do Noel Gallagher

Nenhum comentário: