sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Foo Fighters, sem desperdícios





Já que eu falei sobre um dos maiores candidatos a disco do ano (Noel Gallagher´s High flying Birds),  e aproveitando o anúncio oficial da vinda do Foo Fighters ao Brasil, vou falar um pouco sobre o álbum que briga de igual pra igual com o do Noel. Wasting Light, lançado em abril deste ano.

Depois de dar um tempo com o Foo Fighters e lançar um projeto completamente diferente, Them Crooked Vultures (com Josh Holme e John Paul Jones), Dave Grohl reuniu seus comparsas, incorporou Pat Smear de volta ao posto de guitarrista que ele nunca devia ter largado, e resolveu gravar um disco de forma totalmente analógica, em fita. Ou seja, sem a utilização de computadores que facilitariam bastante o serviço.
Eles tiveram que se superar nessa tarefa, e o resultado pode ser ouvido aqui.


A primeira faixa do álbum, Bridge Burning, abre com um riff dissonante, as três guitarras surgem uma de cada vez, e já em seguida disparam uma porrada na orelha. Depois vem o primeiro single, Rope, com um intrigante trabalho de guitarras na introdução. Um videoclipe bem clean e sem o tradicional humor escrachado para essa música, ficou até um pouco estranho.
Dear Rosemary, uma canção sobre final de relacionamento, tem a participação de Bob Mould, líder da banda punk-hardcore-alternativa Hüsker Dü, nos vocais e guitarras. Dias atrás Dave participou de uma homenagem a Bob Mould, tocando junto com este algumas músicas do Hüsker Dü. 


Bob Mould e Dave Grohl

Na sequência, talvez a música mais Trash que o foo Fighters já gravou. White Limo foi o primeiro vídeo lançado, antes ainda do lançamento do álbum. É um vídeo com qualidade propositalmente amadora. Um festival de interpretações canastronas e uma linha de história que flerta com o absurdo. Já seria perfeito se fosse só por isso. A cereja do bolo é a participação especialíssima de ninguém menos que Lemy Kilmister como motorista da limusine branca do título. Repare que a cena final é exatamente a mesma do clip de Long Road To Ruin, do álbum anterior.  Sensacional.

Motorista da limusine
O clip mais recente é o de Arlandria, gravado ao vivo no i-tunes Festival, em julho, na Inglaterra. Aquele mesmo em que Dave Grohl parou o show para expulsar um baderneiro. Arlandria é o nome de uma localidade nos Estados Unidos, situada na cidade de Alexandria, estado da Virginia, na divisa com o condado de Arlington. Dave Grohl é nascido em Alexandria.


One Of These Days começa como uma balada tranquila, falando sobre o tempo e a finitude da vida. De repente Dave grita “EASY FOR YOU TO SAY / Your heart has never been broken / Your pride has never been stolen / Not yet.. not yet...”(Fácil pra você dizer / seu coração nunca foi quebrado / Seu orgulho nunca foi roubado / Ainda não... ainda não), e imprime o punch característico da banda.


Back And Forth serviu para batizar o documentário que mostra a banda desde o seu início em 1995. A Matter Of Time tem uma batida acelerada contagiante e um refrãozinho com os backing vocals bem grudento. Você escuta a música uma vez e já fica cantando “Before, before”.

 
Miss The Misery começa com microfonias hendrixianas e não perde o ritmo imposto pelas faixas anteriores. É de um de seus versos que foi extraído o título do álbum. I Should Have Known tem arranjos mais elaborados, com cordas e acordeão. Este último, assim como o baixo, tocado por Krist Novoselic, antigo parceiro de Grohl e Smear no Nirvana.
Michael Douglas em "Um dia de fúria"



Walk figurou na trilha sonora do filme Thor. Ela aparece como música de fundo numa cena dentro de um bar e nos créditos finais. Dave teve a idéia original quando ajudava sua filha mais velha a aprender a andar. No contexto em que ele canta, a canção é sobre recomeçar, se reerguer depois de uma queda.
Quando foi lançada em single, veio acompanhada de um clipe genial. Dave encarna o personagem de Michael Douglas no filme Um Dia De Fúria e vive situações muito parecidas com as do filme, exceto pelo fato de que ao contrário da tensão e dramaticidade da película original, esse vídeo é recheado de humor, escracho e atuações divertidíssimas. O clip ganhou o prêmio de melhor vídeo de rock do MTV Video Music Awards 2011, e o single alcançou o primeiro lugar nas paradas americana e britânica.


O álbum Wasting Light, quando visto como um conjunto fala sobre segundas chances. A inclusão de Walk no final rendeu um clima positivo que revela o otimismo dos Foos. A banda alcançou seu primeiro lugar em vendagens de álbuns pela primeira vez com Wasting Light. E isso já na primeira semana de vendas.

Vale a pena assistir ao vídeo Wasting Light Live from 606, no qual a banda toca o disco inteiro.

O Foo Fighters toca no Brasil na primeira edição do festival Lollapalooza em terras tupiniquins, que acontece em 7 e 8 de abril, no Jockey Club, em São Paulo.


Foo Fighters:
Dave Grohl - guitarra e vocais
Nate Mendel - baixo
Taylor Hawkins - bateria
Chris Shiflett - guitarra
Pat Smear - guitarra

3 comentários:

Márlon Jatahy disse...

Belo post Dan! Visual do blog também tá melhor. Parabéns!

Diego Pedrollo disse...

Bacana teu blog, Daniel!
Tá nos favoritos!
Parabéns!
Abs!

Luana disse...

Passei por aqui Dani. Agora vou virar frequentadora assídua!